NOTÍCIAS
Relatório de Atividades 2008
BSM divulga as atividades desempenhadas em 2008
25 de Setembro de 2009
Várias mudanças de natureza funcional, organizacional e de governança corporativa marcaram o ano de 2008. O dinamismo foi característico de uma instituição em fase de formação e consolidação e os ajustes realizados foram resultado do próprio processo de amadurecimento da função de autorregulação desempenhada pela BSM.
Do ponto de vista funcional, com o processo de fusão das antigas bolsas, BOVESPA e BM&F, iniciado em maio de 2008, a BSM passou a responder também pelas atividades de supervisão e fiscalização das operações e das atividades dos participantes dos mercados administrados pela BM&F.
Sob o aspecto organizacional, no ano de 2008, a BSM passou por dois momentos de transição em seu corpo diretivo. Do ponto de vista da sua governança, ocorreu a extinção do Conselho de Administração da BSM e o número de membros do Conselho de Supervisão foi alterado para 8, dos quais 5 são conselheiros independentes e 1 é o Diretor de Autorregulação.
As dificuldades sofridas de forma mais generalizada pelo mercado financeiro internacional, a partir do 2º semestre de 2008, representaram uma situação sem precedentes na história recente da economia global, exigindo que todos os mercados empreendessem uma profunda revisão dos seus modelos operacionais e marcos regulatórios.
O modelo brasileiro de autorregulação tem sido reconhecido pelo seu grau de blindagem em relação a práticas atualmente reconhecidas como excessivamente arriscadas. Neste contexto, a atuação da BSM tem sido pautada por um estreito relacionamento com a CVM, com o objetivo comum de aprimorar constantemente a eficácia dos instrumentos de regulação e de autorregulação do mercado de valores mobiliários.
No relatório a seguir, são detalhadas as atividades desempenhadas pela BSM durante o exercício de 2008.
Relatório de Atividades 2008