NOTÍCIAS

BSM participa da 35ª Conferência Anual da IOSCO em Montreal

BSM participa de evento organizado pela ANBIMA

16 de Junho de 2010

A BSM participou da 35ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO, pelas iniciais em inglês) que ocorreu na cidade de Montreal, Canadá, entre os dias 6 e 10 de junho de 2010.

No segundo dia do evento, a BSM apresentou, na reunião do Comitê de Autorregulação da IOSCO (SROCC),  as recentes inovações implantadas no Brasil em termos de autorregulação, juntamente com outras entidades brasileiras (ANBIMA, BM&FBOVESPA e CETIP), o que indica o fortalecimento da presença brasileira nesse fórum internacional.

Entre os demais assuntos discutidos, estiveram questões importantes como arbitragem regulatória entre as várias jurisdições internacionais, o surgimento de novos produtos complexos no mercado norte americano, o crescimento dos acessos diretos ao mercado e a necessidade de controlar e gerir os riscos das operações provenientes destes canais. Foram abordados ainda assuntos relativos a operações de alta freqüência e a necessidade de armazenar e analisar o volume crescente e excessivo de dados decorrente dessas negociações, o impacto da grande quantidade de ofertas canceladas para a formação eficiente de preços e a necessidade de analisar melhor o impacto sistêmico.

A BSM foi representada pela presidente do Conselho de Supervisão, Maria Cecília Rossi, e pelo gerente da área de Análise e Estratégia, Marcelo Cavalcanti Rabello Deschamps D'Alvarenga.

No mesmo evento, a presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana, participou como palestrante no painel que discutiu as adaptações necessárias tendo em vista a dinâmica e a evolução do mercado.