NOTÍCIAS

Estudos analisam as relações entre mercado e o direito

Os temas vencedores do Prêmio BM&FBOVESPA-FGV-SP, na edição de 2010 foram: "A regulação do sistema financeiro pode evitar crises sistêmicas?" e "A Regulação Financeira e o Paradigma Second-Best"

14 de Junho de 2011

Na edição do Prêmio BM&FBOVESPA-FGV-SP de 2010, em um empate, foram vencedoras as monografias: “A regulação do sistema financeiro pode evitar crises sistêmicas?”, da aluna da EAESP-SP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) Ana Carolina Rodrigues, e “A Regulação Financeira e o Paradigma Second-Best ”, desenvolvida em co-autoria pelos alunos da Direito GV Filipo Maria Lancieri e Thomas Becker Pfeferman.

Em seu trabalho, Ana Carolina Rodrigues examinou as repostas oferecidas pelas entidades reguladoras e autorreguladoras brasileiras diante dos efeitos da crise financeira norte-americana, ocorrida em 2008. A monografia de Filippo Maria Lancieri e Thomas Becker Pfeferman utilizou a teoria do Second-Best como um novo modelo teórico para se pensar a regulação, em substituição à busca do ideal de um mercado perfeito. A teoria do Second-Best defende a criação de instituições que permitam compensar as falhas umas das outras, tornando o sistema mais resiliente e preparado para superar adversidades.

O concurso, criado em 2007, tem como objetivo estimular a produção de trabalhos acadêmicos relacionados a temas relevantes para o mercado de capitais. Em suas edições anteriores, o prêmio era restrito aos alunos da Direito GV. No ano passado, os estudantes das escolas de Administração e Economia da FGV passaram a concorrer. Cada vencedor receberá um prêmio em dinheiro e terão seus trabalhos publicados em livro específico, pela série “Direito, Desenvolvimento e Justiça”, da editora Saraiva.

Confira as monografias vencedoras na íntegra:


Fonte: espaço Jurídico BM&FBOVESPA