NOTÍCIAS

Comitê Consultivo de Autorreguladores da IOSCO (SROCC) realiza reunião semestral e treinamento com foco em princípios da IOSCO

17 de Novembro de 2011

No dia 31 de outubro, o SROCC (Comitê Consultivo de Autorreguladores da IOSCO) realizou reunião semestral na cidade de Tapei, Taiwan, onde foram discutidas, entre outros assuntos, atividades voltadas para educação ao investidor e propostas de alterações na estrutura organizacional na IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores).

No Grupo de Trabalho “Ahead of the Curve”, sobre tópicos atuais e inovações de autorregulação, os representantes de diversos países apresentaram temas surgidos em suas jurisdições, como impactos da reforma regulatória europeia e iniciativas no mercado americano e japonês. Na ocasião, a BSM foi representada pelo Gerente de Análise e Estratégia, Marcelo Cavalcanti Rabello Deschamps D'Alvarenga, que participou das discussões e apresentou os avanços regulatórios e de autorregulação ocorridos no Brasil no último ano.

No período de 1 e 3 de novembro, Marcelo Deschamps também foi palestrante na 4ª edição do Treinamento de Reguladores do SROCC, integrando o painel sobre IPO (Oferta Pública Inicial) com foco na proteção do investidor. O Gerente de Auditoria da BSM, Rodrigo Soares Lopes, apresentou requisitos de capital e controles internos adotados pelos intermediários no Brasil, em linha com os princípios da IOSCO.

A BM&FBOVESPA foi representada pela Gerente Jurídica, Camila Moreira, que participou de painel sobre princípios para emissores de valores mobiliários, especialmente os relacionados com transparência de informações.

Representantes de entidades reguladoras e autorreguladoras de diversos países tiveram a oportunidade de, durante o treinamento, discutir as experiências de implementação dos princípios da IOSCO nos mercados locais.