NOTÍCIAS

CVM edita Instrução que altera o procedimento de substituição temporária do Diretor de Autorregulação

BSM participa do para a discussão de princípios e padrões internacionais de regulação do mercado de capitais

05 de Abril de 2012

A BSM participou da reunião semestral do Conselho de Reguladores de Valores Mobiliários das Américas (COSRA, pelas iniciais em inglês), que foi criado em 1992 para estimular a cooperação mútua e o intercâmbio de informações entre autoridades reguladoras. A reunião ocorreu entre os dias 21 e 23 de março em Buenos Aires. O fórum reuniu reguladores e autorreguladores do mercado de valores mobiliários do continente para a discussão de princípios e padrões internacionais de regulação do mercado de capitais.

O encontro foi aberto por Rosario Patron, presidente do COSRA e Diretora de Regulação Financeira no Banco Central do Uruguai, seguida pelo presidente da Comissão de Valores Mobiliários da Argentina (CNV), Alejandro Vanoli, que discursou sobre o papel das agências de classificação de risco.

Foram discutidos temas como governança corporativa, padronização e negociação de derivativos, proteção do investidor, princípios e agenda estratégica da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e papel da IOSCO no regime global de enforcement.

A CVM foi representada pela presidente da autarquia, Maria Helena Santana, e pelo Superintendente de Relações Internacionais, Eduardo Manhães Gomes.

A BSM foi representada pela presidente do Conselho de Supervisão, Amarilis Prado Sardenberg, e pelo gerente de análise e estratégia, Marcelo Cavalcanti Rabello Deschamps D'Alvarenga.

I Fórum Regional de Supervisores do Setor Financeiro

Nos dias 26 e 27 de março, a BSM participou também do I Fórum Regional de Supervisores do Setor Financeiro, que aconteceu em Montevideu, Uruguai. Nesta ocasião, foi assinada uma Carta de Intenção de Cooperação Interinstitucional em Benefício da Estabilidade Financeira Regional entre o COSRA e a Associação de Supervisores Bancários das Américas (ASBA), a Associação Internacional de Organismos de Supervisão de Fundos de Pensão (AIOS), a Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (ASSAL).

A CVM foi representada pela presidente da autarquia, Maria Helena Santana e a BSM foi representada pela presidente do Conselho de Supervisão, Amarilis Prado Sardenberg.