NOTÍCIAS

BSM participa do Encontro Semestral e do Treinamento Anual do Comitê Consultivo de Membros Afiliados da IOSCO

O encontro ocorreu em Tóquio entre os dias 7 e 10 de abril.

15 de Abril de 2014

Entre os dias 7 e 8 de abril, ocorreu, em Tóquio (Japão), o encontro semestral do Comitê Consultivo de Membros Afiliados (AMCC) da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO). O grupo reúne autorreguladores de todo o mundo, que, por suas condições de autorreguladores, podem oferecer aos reguladores reunidos na IOSCO uma visão mais próxima da indústria de intermediação.

O Secretário-Geral da IOSCO, David Wright, o Chefe do Departamento de Pesquisas da entidade, Werner Bijkerk, e representantes dos diferentes comitês da IOSCO, apresentaram e discutiram os trabalhos recentes da entidade com os membros do AMCC, tais como questões relativas aos novos riscos identificados nos mercados eletrônicos e crimes cibernéticos.

O encontro semestral do Comitê Consultivo foi seguido por três dias de treinamento (8 a 10 de abril) para os membros do AMCC, em que foram tratados temas como operações de alta frequência (HFT) e distribuição de produtos complexos para investidores de varejo.

Em ambos os evento, a BSM foi representada pelo Gerente de Análise e Estratégia, Marcelo Cavalcanti Deschamps D'Alvarenga. Durante o treinamento, Marcelo Deschamps participou de painel destinado a discutir supervisão de mercados, em que apresentou as ferramentas e metodologias empregadas pela BSM para identificar práticas como manipulação de mercados e condições artificiais e alguns casos identificados pela BSM envolvendo essas práticas. Marcelo Deschamps também participou da reunião do grupo de trabalho denominado Ahead of the Curve, no qual apresentou a metodologia empregada pela BSM para classificar os resultados das auditorias operacionais conduzidas pela entidade nos Participantes da BM&FBOVESPA.

Quase 90 participantes, representando 25 diferentes jurisdições, participaram do Encontro Semestral e do Treinamento Anual, que foram hospedados pela Associação das Corretoras e Distribuidoras do Japão (JSDA) e pelo Japan Exchange Group (JPX).

A apresentação, em inglês, sobre práticas manipulativas pode ser acessada aqui.

A apresentação realizada no Ahead of the Curve Working Group, também em inglês, pode ser acessada aqui.