NOTÍCIAS

BSM participa do encontro semestral do Conselho dos Reguladores das Américas (COSRA) e do Comitê Regional Interamericano da Organização Internacional das Comissões de Valores (IARC)

O encontro ocorreu no México nos dias 8 e 9 de maio.

15 de Maio de 2014

Nos dia 8 e 9 de maio, ocorreu, na Cidade do México, o encontro semestral do Comitê Regional Interamericano da Organização Internacional das Comissões de Valores (IARC) e do Conselho de Reguladores de Valores Mobiliários das Américas (COSRA), grupo que reúne reguladores e autorreguladores das Américas.

A pauta foi marcada pela eleição dos boards das duas entidades. Para o período de 2014 a 2016, foi eleito como presidente da IARC o Sr. Jaime Gonzáles Aguadé (presidente da Comissão Nacional Bancária e de Valores do México - CNBV), tendo como segundo e terceiro representantes, respectivamente, o Sr. Patrick Watson (presidente da Comissão de Valores Mobiliários de Trinidade e Tobago) e a Sra. Lilian Rocca Carbajal (presidente da Superintendência de Mercado de Valores do Peru - SMV). Já os cargos de presidente e vice-presidentes da COSRA serão ocupados, respectivamente, pela CNBV do México e pela SMV do Peru.

Além da eleição dos boards das entidades para o próximo biênio, os dois dias do evento contaram com painéis para troca de experiências entre os membros das organizações e apresentações sobre temas de interesse. O Secretário-Geral da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), David Wright, relatou ao grupo o andamento dos principais trabalhos que estão sendo conduzidos pela entidade, como as discussões envolvendo as instituições classificadas como sistemicamente importantes, as reformas nos mercados de derivativos e os crimes cibernéticos, que entraram na pauta da entidade por serem considerados fonte de risco sistêmico.

Outros painéis trataram de temas como a importância do mercado de capitais para o financiamento de longo prazo e governança corporativa. Em um dos painéis, o Grupo de Trabalho sobre conflito de interesses nos mercados de valores mobiliários apresentou um resumo dos trabalho desenvolvidos até o momento. Um subgrupo de trabalho, que contará com a participação da BSM, foi formado para tratar dos temas (i) conflito de interesses existentes em jurisdições em que diretores de bolsas ou outras entidades autorreguladoras mantem posição de alta gerência em entidades do mercado sob sua supervisão, e (ii) conflito de interesses que podem emergir da forma de remuneração dos intermediários e agentes do mercado.

A BSM foi representada pelo Especialista em Autorregulação, Marcelo Fonseca de Melo.