NOTÍCIAS

BSM participa da reunião semestral do Grupo de Supervisão Intermercados

A reunião aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro em Berlin

29 de Outubro de 2014

A BSM participou, entre os dias 22 e 24 de outubro, da reunião semestral do Intermarket Surveillance Group (ISG), grupo constituído para a troca de informações e experiências entre bolsas, autorreguladores e outras entidades que efetuam supervisão de operações em suas jurisdições.

A BSM foi representada pelo Superintendente de Análise e Estratégia, Marcelo Deschamps d’Alvarenga, e pelo Superintendente de Acompanhamento de Mercado, Julio Cesar Cuter, que na sessão destinada a compartilhamento de experiências de técnicas de supervisão e identificação de práticas abusivas apresentou dois casos identificados no âmbito da supervisão de operações dos mercados da BM&FBOVESPA. Um dos casos tratava de manipulação de mercado e criação de condições artificiais no mercado. O outro caso tratava da prática conhecida como layering, em que investidores de alta frequência inserem grande quantidade de ofertas no livro apenas para gerar uma falsa impressão de grande demanda ou oferta pelo ativo.

Os superintendentes Marcelo e Julio, atendendo ao convite da Deutsche Börse, aproveitaram a passagem pela Alemanha para visitar a sede da grupo, que opera duas das maiores bolsas do mundo, a Frankfurt Stock Exchange (bolsa de valores) e a Eurex Exchange (bolsa de derivativos), onde puderam verificar como funciona a supervisão e o enforcement no mercado de valores mobiliários alemão e, mais especificamente, a supervisão de operações daquelas bolsas.