NOTÍCIAS

BSM participa da Reunião Anual da Iosco

Na ocasião apresentou caso envolvendo prática abusiva em momento de extrema volatilidade de mercado

19 de Junho de 2018

Entre os dias 7 e 11 de maio, a BSM participou da 43ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), que ocorreu em Budapeste, Hungria.

Entre os assuntos discutidos, destacaram-se a função dos reguladores e autorreguladores na proteção e educação dos investidores, como no tratamento de ofertas de produtos não compatíveis com o perfil do investidor (suitability) e inovações tecnológicas nos mercados financeiros, como o potencial do uso de tecnologias blockchain, inteligência artificial e machine learning.

A BSM foi representada por Luiz Felipe Amaral Calabró (superintendente jurídico) e Marta Macchione Ferreira (gerente jurídica), que participaram também das reuniões do Comitê Consultivo de Membros Afiliados da IOSCO (AMCC), que reúne autorreguladores e outros tipos de entidades.

Em painel do AMCC dedicado a debater mecanismos utilizados por entidades administradoras de mercado para gerenciar volatilidades extremas, inspirado no relatório “Mechanisms Used by Trading Venues to Manage Extreme Volatility and Preserve Orderly Trading”, publicado pela IOSCO em março de 2018, Calabró e Marta apresentaram caso envolvendo monitoração pela autorregulação como ferramenta para manter a integridade do mercado em situação de volatilidade extrema, de forma complementar aos mecanismos para lidar com essa situações, como circuit breakers, que são acionados pelas bolsas. No caso apresentado, a BSM detectou a realização de práticas abusivas para contornar a interrupção de negociação e adotou medida de enforcement. Acesse a apresentação aqui

Informações adicionais podem ser obtidas, em inglês, no site do evento. Os documentos públicos estão disponíveis no site da IOSCO.