NOTÍCIAS

BSM na Conferência Anual da IOSCO 2024

05/06/2024

Participamos da reunião anual da Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO, na sigla em inglês), realizada em Atenas, na Grécia, entre os dias 25 e 29 de maio. Na ocasião, nosso diretor de Autorregulação, André Demarco e nosso superintendente Jurídico, Glauber Acquati, integraram o Comitê Consultivo de Membros Afiliados (AMCC) da IOSCO, com representantes de entidades de regulação e autorregulação presentes na IOSCO.

Durante a semana, foram discutidos temas relacionados à importância da autorregulação nos mercados de valores mobiliários, como: (i) transparência aos investidores e padronização de dados; (ii) proteção ao investidor de varejo em um mundo digital; (iii) atuação dos influenciadores financeiros; (iv) ganho de eficiência na supervisão de mercados, (v) inteligência artificial e tokenização; todos pautados no papel dos mercados de capitais na transição da economia para práticas mais sustentáveis.

“A intensa troca de informação mostrou que os caminhos que estamos adotando na BSM e a forma de implementação estão super alinhados com as discussões na IOSCO e com a tudo o que há de mais moderno na indústria de autorregulação”, afirma André Demarco.

Na oportunidade, a instituição apresentou sua estratégia, o plano de trabalho para o biênio 2024-2025 e a nova diretoria, com a recondução do atual presidente, Jean-Paul Servais,chairman da autoridade regulatória de serviços financeiros da Bélgica.

O evento anual da IOSCO é uma grande oportunidade de trocarmos experiências com reguladores e autorreguladores de mais de 100 jurisdições de todo o mundo, contribuindo para o aprimoramento contínuo das nossas atividades e o cumprimento da nossa missão de preservar a integridade do mercado e proteger os seus agentes.

A próxima conferência da IOSCO será em maio de 2025 no Qatar.