Annual Report 2023
Discover our 2023 Annual Report"
Deseja fazer qual tipo de consulta?
Discover our 2023 Annual Report"
Monitoring the offerings and operations carried out in the organized markets managed by B3, seeking to identify signs of atypical activities, assessing the compliance of the market Participants' processes and controls with the current regulations. Always supporting the Participants in acquiring the due diligence knowledge they need to operate in accordance with the rules, through guidance and supervision regulations.
O workshop contou com a participação de representantes da CVM e da B3. A lotação da ARENA revelou a importância do tema que contou com mais de 500 expectadores, entre o público presencial e online. Entre os diversos temas, destacamos:
- Cuidado com todo o processo cadastral, inclusive, com a validação das informações declaradas pelo cliente em sua ficha cadastral.
- A adequada identificação do cliente (processo para garantir que a pessoa que está abrindo a conta é quem diz ser) é imprescindível.
- A checagem nas listas restritivas é fundamental e inegociável. Algumas das listas são proibitivas para manutenção do relacionamento com as pessoas nelas indicadas.
- A segmentação dos clientes em linha com a SBR da instituição é um bom caminho para um monitoramento diferenciado de acordo com o risco do cliente.
- A evolução do cadastro do cliente a partir da evolução de seu transacional também parece ser uma alternativa para processos eficientes e para a redução do custo de observância.
O evento ofereceu 6 pontos para atualização da Certificação Programa de Qualificação Operacional (PQO) e para o Programa de Educação Continuada (PEC) de Assessor de Investimentos (AI) da Ancord.
Acesse o material e a gravação do evento nos links abaixo.
No dia 19 de novembro, reunimos cerca 337 profissionais no sexto e último workshop de 2024, na ARENA e via TVB3, para falar sobre as Diretrizes e Critérios para Auditorias 2025.
No primeiro painel, Fatima Guerra, Superintendente de Auditoria BSM e Daniel Arantes, Consultor de Auditoria BSM, apresentaram a evolução da metodologia de supervisão baseada em risco, destacando a importância de indicadores históricos para a definição do plano de trabalho de 2025. Anunciaram a nota mínima para dispensa de auditoria e que a dispensa poderá ser concedida por até dois anos consecutivos. Concluíram, informando que BSM continuará a utilizar o monitoramento conjunto contínuo de dados para avaliar a conformidade dos participantes.
Em seguida, Alexandre Segala, gerente de Auditoria, falou sobre a importância de uma matriz de segregação de funções bem definida e atualizada, para evitar conflitos de interesse e garantir a segurança das operações.
A abertura e o encerramento ficaram por conta nosso Diretor de Autorregulação, André Eduardo Demarco, que destacou a importância do trabalho conjunto entre todos os agentes de mercado para que pudéssemos chegar até aqui. Ele reafirmou o compromisso da BSM para a manter da integridade do mercado, orientar e trocar conhecimento, sempre visando a credibilidade e atratividade dos mercados organizados administrados pela B3.
No dia 30 de outubro, reunimos 410 profissionais, na ARENA e via TVB3, para falar sobre Supervisão de Ofertas Públicas (RCVM160), Novo Regulamento Processual BSM e Suitability (RCVM30).
No primeiro painel, Glauber Acquati, Superintendente Jurídico da BSM, falou sobre a supervisão de ofertas públicas e as obrigações dos intermediários em termos de controle (RCVM160). Foram destacadas as restrições de negociação de valores mobiliários e a importância de manter um cadastro atualizado e monitoramento contínuo. A Fátima Guerra, Superintendente de Auditoria da BSM, comentou os resultados das supervisões realizadas ao longo do ano, apontando as consequências da ausência de controle e a importância de a prática estar alinhada à teoria.
No segundo painel, Glauber, acompanhado por Lucas Marin e Mariana Fonseca, apresentou propostas de alterações no regulamento processual da BSM, visando otimizar a atividade de autorregulação e introduzir um novo rito sumaríssimo para casos específicos.
Mediado pela Fátima, o terceiro e último painel, contou com André Pássaro, Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários da CVM, e Wagner Neustaedter, Gerente de Análise de Negócios da CVM. Eles comentaram a Resolução CVM 30 e o Ofício Conjunto da CVM sobre Suitability, e discutiram a importância do monitoramento contínuo dos clientes e a necessidade de diligência na oferta de produtos financeiros.
A abertura e o encerramento ficaram por conta do César Mendonça, Superintendente de Governança e Processos da BSM, que destacou a importância do encontro para a manutenção da integridade do nosso mercado.
BSM Guides, Manuals, Alert Guides and General Reports
Inscreva-se na nossa newsletters para receber nossos comunicados, normas, orientações e convites para eventos.