Annual Report 2023
Discover our 2023 Annual Report"
Deseja fazer qual tipo de consulta?
Discover our 2023 Annual Report"
Monitoring the offerings and operations carried out in the organized markets managed by B3, seeking to identify signs of atypical activities, assessing the compliance of the market Participants' processes and controls with the current regulations. Always supporting the Participants in acquiring the due diligence knowledge they need to operate in accordance with the rules, through guidance and supervision regulations.
No dia 7 de outubro, a BSM realizou um workshop reunindo profissionais do mercado para debater as principais evoluções regulatórias e de supervisão previstas para 2026. O evento foi iniciado pelo André Eduardo Demarco, Diretor de Autorregulação da BSM, que destacou o lançamento da Trilha de Conhecimento BSM, iniciativa educativa com vídeos e materiais sobre cadastro, controles internos e, em breve, mercado de balcão, visando capacitar Participantes e todos os profissionais interessados.
Durante o encontro, Glauber Facão, Superintendente Jurídico da BSM, apresentou a nova Norma de Supervisão de PLD/FTP, que entrará em vigor em janeiro de 2026. A norma consolida orientações sobre prevenção à lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, reforçando o papel da alta administração, avaliações internas de risco contínuas, indicadores de efetividade e treinamentos regulares. O documento não traz regras novas, mas sistematiza expectativas e boas práticas para o mercado.
A Superintendente de Auditoria da BSM, Fátima Guerra, também detalhou as atualizações do modelo PN e PNP, informando sobre a publicação do ofício da B3. O novo documento trará maior clareza sobre as responsabilidades entre Participante de Negociação Pleno (PNP) e Participante de Negociação (PN), obrigações de cadastro, termo de declaração entre as partes e procedimentos para atualização de informações, sem isenção de responsabilidades regulatórias.
Também contamos com a participação do Orlando, Diretor de Certificação e Educação Continuada da Ancord, que abordou o Programa de Educação Continuada (PEC) para assessores de investimento, alertando sobre o ciclo de recertificação que se encerra em 2026. Destacou que Assessores que não cumprirem os créditos exigidos deverão realizar exame de recertificação para manter o registro ativo, com prazos e procedimentos detalhados para evitar cancelamentos.
Alexandre Segala, Gerente de Auditoria da BSM, apresentou o relatório executivo do Monitoramento Conjunto Contínuo de Dados (MC²D), que compara o desempenho dos Participantes em relação à média do mercado, identificando pontos de melhoria e reforçando a responsabilidade dos Participantes na integridade dos dados enviados.
Por fim, César Henrique de Mendonça, Superintendente de Governança e Processos da BSM, reforçou a importância do cumprimento dos ofícios circulares da CVM, especialmente sobre bloqueio judicial de ativos e transparência na oferta de produtos de balcão, destacando a necessidade de diligência, atualização cadastral e clareza nas informações ao investidor.
O evento reforçou o compromisso da BSM com a transparência, supervisão e apoio ao mercado, mantendo os canais oficiais abertos para dúvidas e sugestões dos Participantes. O evento valeu 6 (seis) pontos para atualização da Certificação PQO da B3 e PEC de Assessor de Investimentos da Ancord, aos inscritos que participaram efetivamente no dia do evento.
Em linha com o nosso pilar de “Orientação, Formação de Profissionais e Troca de Conhecimento”, a BSM convida todos os interessados a participarem de um debate, com muita abertura e colaboração, em que vamos discutir habilidades técnicas, certificações, tendências para analistas, gestores e assessores e as habilidades comportamentais esperadas dos novos profissionais.
Será uma opotunidade única de ouvir experientes líderes de renomadas entidades dos mercados financeiro e de capitais.
Quando: 17Set (Qua) das 19h às 20h30
Onde: INSPER - Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
Apoio: BSM, ANBIMA, ANCORD e APIMEC
Evento Gratuito.
No dia 25 de agosto, realizamos mais um workshop da BSM sobre Metodologias de Supervisão e Controles Internos, reunindo profissionais presencialmente e remotamente para apresentar as principais evoluções na supervisão e auditoria para 2026. O evento foi iniciado por André Eduardo Demarco, Diretor de Autorregulação da BSM, que destacou o lançamento da Trilha de Conhecimento BSM sobre Controles Internos. Essa iniciativa educativa reúne vídeos temáticos voltados à capacitação dos Participantes, abordando desde noções gerais até práticas recomendadas, com foco na melhoria da governança e conformidade regulatória.
Durante o workshop, a Superintendente de Auditoria, Fátima Guerra, detalhou as mudanças previstas na Norma de Supervisão de Auditoria 2026, incluindo novos critérios para dispensa de auditoria, agora também aplicáveis ao segmento de balcão. A dispensa poderá ocorrer com base em notas inferiores ou iguais a 3%, respeitando limites de até dois planos de trabalho consecutivos em um período de cinco anos, desde que não envolvam processos considerados não dispensáveis. A norma prevê ainda a inclusão de autodeclarações assinadas pelos Diretores Responsáveis, além da utilização dos dados do Monitoramento Conjunto Contínuo de Dados (MC²D) como insumo para auditorias e fiscalização. Foi mencionado sobre o prazo de envio dos arquivos do layout de MC²D, que devem ser enviados até o décimo dia útil do mês, caso não ocorra, será considerado como descumprimento de obrigação, impactando diretamente na avaliação do Participante.
Também foi anunciada a atualização dos critérios para medidas sancionadoras, com a redução do percentual de ausência de ordens de 3% para 2%. A amostragem de ordens considerará aspectos como a diversidade de clientes, operações sem identificação e registros por contas transitórias, podendo ser entregue em tranches com periodicidade anual, semestral ou quadrimestral. A expectativa é de que haja uma redução significativa na utilização de ordens presenciais, alinhando o mercado às práticas digitais.
Já no painel sobre a Resolução CVM 179, Thamila Duarte, Gerente de Auditoria da BSM e Mariana Fonseca, Gerente Jurídica da BSM, apresentaram os resultados da primeira supervisão, que indicaram apontamentos em 50% dos Participantes dos segmentos listado e balcão, especialmente quanto à transparência na divulgação de remuneração e potenciais conflitos de interesse. Foram reforçados os deveres de comunicação clara e objetiva ao investidor, com exigência de informações específicas no momento da operação, além da obrigatoriedade de disponibilização de política de remuneração no site e envio de extrato trimestral.
Por fim, a Superintendente de Inteligência e Dados, Patricia Murakami e o Superintendente de Acompanhamento de Mercado, Marcelo Rodrigues, falaram sobre o aprimoramento da metodologia de monitoramento das práticas de layering e spoofing, com a introdução de novos benchmarks de tempo e critérios técnicos para identificação dessas condutas. Por fim, André Eduardo Demarco encerrou o evento reforçando o compromisso da BSM com a transparência, supervisão e o apoio ao mercado, mantendo os canais oficiais da BSM abertos para dúvidas e sugestões dos Participantes.
O evento valeu 6 (seis) pontos para atualização da Certificação Programa de Qualificação Operacional (PQO) da B3 de todas as áreas do conhecimento e 6 (seis) pontos para o Programa de Educação Continuada (PEC) de Assessor de Investimentos (AI) da Ancord, aos inscritos que, efetivamente, participaram no dia do evento.
O workshop ocorreu presencialmente na Arena B3 - Praça Antônio Prado, 48, Centro Histórico de São Paulo. Você pode assistir a gravação do evento através da TVB3.
BSM Guides, Manuals, Alert Guides and General Reports
Inscreva-se na nossa newsletters para receber nossos comunicados, normas, orientações e convites para eventos.