Annual Report 2023
Discover our 2023 Annual Report"
Deseja fazer qual tipo de consulta?
Discover our 2023 Annual Report"
Monitoring the offerings and operations carried out in the organized markets managed by B3, seeking to identify signs of atypical activities, assessing the compliance of the market Participants' processes and controls with the current regulations. Always supporting the Participants in acquiring the due diligence knowledge they need to operate in accordance with the rules, through guidance and supervision regulations.
Em linha com o nosso pilar de “Orientação, Formação de Profissionais e Troca de Conhecimento”, a BSM convida todos os interessados a participarem de um debate, com muita abertura e colaboração, em que vamos discutir habilidades técnicas, certificações, tendências para analistas, gestores e assessores e as habilidades comportamentais esperadas dos novos profissionais.
Será uma opotunidade única de ouvir experientes líderes de renomadas entidades dos mercados financeiro e de capitais.
Quando: 17Set (Qua) das 19h às 20h30
Onde: INSPER - Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
Apoio: BSM, ANBIMA, ANCORD e APIMEC
Evento Gratuito.
No dia 25 de agosto, realizamos o Workshop BSM “Diretrizes sobre Metodologia de Supervisão e Controles Internos”, reunindo profissionais presencialmente e remotamente para apresentar as principais evoluções na supervisão e auditoria para 2026. André Eduardo Demarco, Diretor de Autorregulação da BSM, abriu o evento e destacou o lançamento da trilha de conhecimento da BSM, com vídeos educativos sobre temas relevantes como controles internos e autorregulação, e anunciou a publicação de uma nova norma de supervisão sobre controles internos, que será divulgada em breve.
No primeiro painel, a Superintendente de Auditoria, Fatima Guerra, detalhou as mudanças nos critérios de dispensa de auditoria, agora também aplicáveis ao segmento de balcão, e reforçou a importância da qualidade e tempestividade nas entregas, com novos critérios para prorrogação de prazos e impacto direto no score dos Participantes. Foi apresentado o aprimoramento do monitoramento conjunto contínuo (MC2D), que seguirá refletindo nos relatórios de auditoria e penalizando automaticamente a não entrega de arquivos.
Também foi comentada a redução do percentual para medidas sancionadoras de 3% para 2%, do limite de até 150 ordens por Participante e opções de entrega em tranches. No painel sobre a Resolução CVM 179, a Thamila Duarte, gerente de Auditoria da BSM e Mariana Fonseca, gerente jurídico da BSM, trouxeram discussão sobre os resultados da primeira supervisão, falaram sobre o aprimoramento da transparência nas informações e conflitos de interesse, reforçaram sobre a necessidade de padronização e manutenção dos registros por cinco anos.
André Eduardo Demarco encerrou o evento reforçando o compromisso da BSM com a transparência, a eliminação do uso de boleta física e o apoio contínuo ao mercado, mantendo canais abertos para dúvidas e sugestões dos Participantes.
O evento valeu 6 (seis) pontos para atualização da Certificação Programa de Qualificação Operacional (PQO) da B3 de todas as áreas do conhecimento e 6 (seis) pontos para o Programa de Educação Continuada (PEC) de Assessor de Investimentos (AI) da Ancord, aos inscritos que, efetivamente, participaram no dia do evento.
O workshop ocorreu presencialmente na Arena B3 - Praça Antônio Prado, 48, Centro Histórico de São Paulo. Você pode assistir a gravação do evento através da TVB3.
O workshop contou com a participação de representantes da CVM e da B3. A lotação da ARENA revelou a importância do tema que contou com mais de 500 expectadores, entre o público presencial e online. Entre os diversos temas, destacamos:
- Cuidado com todo o processo cadastral, inclusive, com a validação das informações declaradas pelo cliente em sua ficha cadastral.
- A adequada identificação do cliente (processo para garantir que a pessoa que está abrindo a conta é quem diz ser) é imprescindível.
- A checagem nas listas restritivas é fundamental e inegociável. Algumas das listas são proibitivas para manutenção do relacionamento com as pessoas nelas indicadas.
- A segmentação dos clientes em linha com a SBR da instituição é um bom caminho para um monitoramento diferenciado de acordo com o risco do cliente.
- A evolução do cadastro do cliente a partir da evolução de seu transacional também parece ser uma alternativa para processos eficientes e para a redução do custo de observância.
O evento ofereceu 6 pontos para atualização da Certificação Programa de Qualificação Operacional (PQO) e para o Programa de Educação Continuada (PEC) de Assessor de Investimentos (AI) da Ancord.
Acesse o material e a gravação do evento nos links abaixo.
BSM Guides, Manuals, Alert Guides and General Reports
Inscreva-se na nossa newsletters para receber nossos comunicados, normas, orientações e convites para eventos.