Somos a BSM Supervisão de Mercados, principal autorreguladora do mercado de capitais brasileiro. Uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, constituída para realizar a supervisão e fiscalização dos mercados organizados administrados pela B3.

Atuamos com autonomia administrativa e orçamentária e somos regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nossa missão

Realizar autorregulação eficiente, estando próximos ao mercado para, por meio da orientação e troca de conhecimento, preservar a sua integridade, verificar o cumprimento das regras e controles e proteger todos os seus agentes.

Quem somos

Nossos Compromissos

  • Executar autorregulação, supervisão e fiscalização para os mercados organizados administrados pela B3.
  • Fiscalizar Participantes que tenham direito de acesso aos mercados organizados administrados pela B3.
  • Realizar ações necessárias para preservar a integridade do mercado e proteger os investidores, com atividades de orientação e formação de profissionais.
  • Orientar e apoiar os Participantes de mercado a adotarem as melhores práticas para o cumprimento das regras em vigor.
  • Adotar, quando necessário, medidas de enforcement.
  • Administrar o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos - MRP.
  • Oferecer nossos serviços de supervisão e fiscalização para entidades administradoras e infraestruturas de mercado.

Pilares de Atuação

  • Conhecimento, formação de profissionais e orientação

Acreditamos no valor das iniciativas de educação como ferramenta de desenvolvimento de mercado. Trocamos conhecimento com os Participantes, compartilhamos conteúdo para a formação de profissionais para atuar na supervisão do mercado de capitais.

  • Integridade do mercado

Monitoramos as ofertas e operações realizadas nos mercados organizados administrados pela B3, auditamos seus Participantes e atuamos para coibir práticas irregulares, de forma a incentivar um mercado equilibrado e transparente para todas as partes envolvidas. Também auxiliamos os Participantes na adoção das melhores práticas e no cumprimento das regras em vigor, por meio da publicação de Notas de Orientação e de Normas de Supervisão, respectivamente.

  • Proteção dos investidores e dos Participantes

Administramos o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos da B3 – MRP, cuja função é assegurar aos investidores, nos casos em que forem atendidos os critérios de elegibilidade, o ressarcimento de prejuízos decorrentes da ação ou omissão de seus intermediários ou de administradores, empregados ou prepostos, em relação à intermediação de operações realizadas em mercado organizado de bolsa ou ao serviço de custódia de valores mobiliários.
Disponibilizamos aos Participantes, Investidores e Reguladores canais de atendimento específicos, que agilizam as demandas e interlocução entre esses agentes.


Organograma da BSM Supervisão de Mercados

Conheça a nossa estrutura e entenda como nos organizamos:

Conselho de Autorregulação da BSM

O Conselho de Autorregulação da BSM, composto por até 12 membros, sendo pelo menos dois terços de independentes, tem como principais atribuições:

  • Aprovar a proposta orçamentária e a programação anual de trabalho da BSM;
  • Supervisionar o cumprimento do plano de trabalho da BSM;
  • Aprovar relatórios de atividades enviados periodicamente ao regulador;
  • Aprovar normas regulamentares, processuais e operacionais da BSM;
  • Julgar processos administrativos disciplinares (PAD);
  • Julgar recursos apresentados pelos intermediários no âmbito do Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP).

Diretor de Autorregulação

O Diretor de Autorregulação é quem representa a BSM, tendo como principais atribuições:

  • Dirigir os trabalhos da BSM;
  • Dar execução à política e às determinações do Conselho de Autorregulação;
  • Aprovar a estrutura organizacional da BSM;
  • Prestar as informações requeridas pelos reguladores;
  • Elaborar e submeter para aprovação o programa de trabalho, a proposta orçamentária e o relatório anual de atividades; e
  • Realizar a fiscalização de participantes e a supervisão de ofertas, operações, ativos, registros e depósitos.
Veja mais

Composição do Departamento de Autorregulação

O Departamento de Autorregulação é composto por diretoria, superintendências e equipe técnica qualificada para exercício das atividades de autorregulação, supervisão e fiscalização.

André Eduardo Demarco

Diretor de Autorregulação da BSM

Administrador de empresas, formado pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela FIA/FEA/USP, MBA em Derivativos pela USP e LLM Master of Laws pelo Insper. Atua nos mercados financeiro e de capitais há mais de 25 anos.
Na B3 ocupou as posições de Diretor de Pregão, Diretor de Operações, Diretor de Negociação Eletrônica, Diretor de Engenharia de Produtos, Serviços e Educação, Diretor de Depositária e Operações de Balcão e Diretor de Produtos de Compliance e Processos Licitatórios.
Atualmente é o CEO e Diretor de Autorregulação da BSM, responsável pela condução dos trabalhos das equipes e pelas atividades de autorregulação, fiscalização e supervisão de mercados da B3.

César Henrique de Mendonça

Gerente de Processos de Ressarcimento e Denúncias

Matemático, formado pela Universidade de São Paulo com MBA em Mercado de Capitais e Derivativos pelo Instituto Educacional BM&FBOVESPA. Atua há mais de 13 anos no desenvolvimento de métodos para tratamento de dados a partir de operações, produtos e serviços cursados nos mercados administrados pela B3, com propósito de identificar irregularidades e padrões de comportamento atípicos de mercado.
Na B3, ocupou a posição de Gerente de Dados com foco em indicadores de controle para as atividades de auditoria interna e de fiscalização de Participantes no âmbito do Programa de Qualificação Operacional (PQO).
Atualmente é Gerente de Processos da BSM com foco em atividades de autorregulação, de fiscalização e de supervisão dos mercados administrados pela B3 sendo responsável pelo processo de ressarcimento de prejuízos pleiteados por investidores perante o MRP e pelo processo de análise e encaminhamento de denúncias recebidas pela BSM.

Fátima Guerra

Superintendente de Auditoria

Graduada em engenharia elétrica de sistemas e em engenharia de produção pela PUC-Rio, com excelência acadêmica. Iniciou sua carreira na ARX Capital Asset Management, na área de gestão de riscos. Ao longo dos 23 anos no mercado de capitais, atuou na Ágora Corretora e Um Investimentos. Participou da fundação da Necton Investimentos, onde foi sócia responsável pela área de governança, risco e conformidade. Colaborou com o processo de alienação da corretora para o BTG Pactual, passando a atuar no Banco como Diretora de Compliance.

Glauber Facão Acquati

Superintendente Jurídico

Advogado formado pela Universidade de São Paulo, ex-assessor da Ministra Nancy Andrighi, perante o Superior Tribunal de Justiça, ex-Superintendente Contencioso, Concorrencial, Trabalhista e responsável por PLD/FTP na B3, atual Superintendente Jurídico de Autorregulação perante a BSM.

Marcelo Rodrigues dos Santos

Superintendente de Governança e Dados

Administrador de empresas, formado pela Universidade Carlos Drummond de Andrade, com pós-graduação em Finanças pela Universidade Cidade de São Paulo.
Atua nos mercados financeiro e de capitais há mais de 25 anos. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente na BSM, responsável pelas áreas de Governança e Dados.

Priscila Copi

Superintendente de Acompanhamento de Mercado

Advogada, bacharel em direito formada pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, com pós-graduação em Crimes Econômico-financeiros, enfoque em direito europeu (Coimbra, em parceria com IBCCRIM) e em Proteção de Dados, LGPD pela FIA Business School.
Executiva de Compliance, riscos e jurídico, com mais de 16 anos de experiência em escritórios de advocacia e grandes empresas, como a EY, Safra, Rabobank e atualmente na BSM como responsável pelo acompanhamento e supervisão das operações ocorridas no mercado da B3.

Veja mais

Composição do Conselho de Autorregulação

Carlos Cezar Menezes *

Presidente do Conselho de Autorregulação

Bacharel em Administração de empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Finanças pela Universidade de São Paulo, trabalhou por 26 anos em Instituições Financeiras na área de Tesouraria e no período de 2007 a 2017 foi Diretor Executivo de Autorregulação da Cetip.

José Flávio Ferreira Ramos

Vice-Presidente do Conselho de Autorregulação

Administrador de Empresas formado pelo Cento Universitário UNA-BH. Exerceu o cargo de Chief Financial Officer no BNDES. Foi Sócio Fundador e Gestor na empresa ULBREX. Ocupa o cargo de Diretor Presidente e Sócio na BR Partners Banco de Investimento. Exerceu também o cargo de Diretor Executivo na Emerald Gestão de Investimentos. Trabalhou como Diretor Executivo Financeiro do Banco Citibank. Foi Conselheiro e Presidente do Conselho de Administração da BP Properties. Foi membro do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA no período de 2005 a 2007. Foi Presidente do Conselho de Autorregulação da BSM no período de 1 de outubro de 2019 até 12 de agosto de 2021.

Aline de Menezes Santos

Graduada e mestre em Direito pela USP. É General Counsel e Managing Director do Grupo UBS no Brasil e América Latina, e integrante da Câmara Consultiva de Normas e Supervisão de Mercados da B3. Foi Chefe de Gabinete da Presidência e Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM.

João Vicente Soutello Camarota

Advogado, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Pós-graduado em Mercado de Capitais e Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Certificado em Ética e Governança Corporativa pela University of New York (NYU). Atualmente ocupa o cargo de Managing Director – Head of South America Legal na empresa Morgan Stanley. Trabalhou como Associado Internacional – Mercado de Capitais no escritório Shearman & Sterling, em Nova Iorque, e como Associado Sênior – Mercado de Capitais no escritório Mattos Filhos Advogados.

Eliana Ambrósio Chimenti *

Graduada em Direito. Foi partner no Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

Luciane Ribeiro *

Economista de formação, com 38 anos de experiência no mercado financeiro. Eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, pela Bloomberg Linea Brasil, por dois anos consecutivos (2021/22). CEO para a América Latina do ABN AMRO Asset Management e CEO do Santander Asset de 2006 a 2016. Conselheira do Comite de Investimentos do Fundo de Pensão da ONU nos EUA representando a América Latina (terceiro mandato). Cofundadora e conselheira da WILL - Women in Leadership in Latin America. Diretora Tesoureira na UNBES - União Brasileira-Israelita do Bem-Estar Social (voluntária). Atualmente é Principal Partner e CEO da 3V Capital Gestão de Recursos.

Marcus de Freitas Henriques *

Graduado em Direito pela UERJ com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela PUC-RJ. É sócio de Eizirik Advogados.

Murilo Robotton Filho *

Economista formado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Atuou como Gestor de Fundos Multimercados no Santander Asset Management e como Diretor Estatutário de Tesouraria no Banco Safra e Diretor Executivo de Produtos na BM&FBOVESPA. Trabalhou por mais de 15 anos no Citibank S.A, tendo ocupado os cargos de Trader, Superintendente e Diretor Executivo. Atua como Consultor de Valores Mobiliários de forma independente.

Sergio Odilon dos Anjos *

Economista formado pela Universidade de Brasília (UnB), com cursos de pós-graduação pela mesma Universidade e pela Cornell University, New York, Estados Unidos. É funcionário aposentado do Banco Central do Brasil e atua como consultor em assuntos relacionados a produtos e serviços dos mercados financeiros, de capitais, de seguros e resseguros.

* Membros independentes

Veja mais

Câmara Consultiva de Mercado

Cabe à Câmara Consultiva de Mercado:

  • Realizar estudos, análises e discussões sobre assuntos relativos à autorregulação dos mercados de bolsa e de balcão organizado;
  • Realizar estudos, análises e discussões sobre interpretações das normas aplicáveis ao mercado de títulos, valores mobiliários, cujo cumprimento cabe à BSM fiscalizar;
  • Apresentar sugestões sobre as atividades BSM;
  • Exercer as demais atividades que lhe tenham sido solicitadas por sua Presidência.

É composta por até 22 membros compreendidos entre Participantes dos mercados administrados pela B3, com mandato de dois anos, bem como pelo Vice-Presidente do Conselho de Autorregulação e pelo Diretor de Autorregulação da BSM.

Conheça as realizações da Câmara Consultiva de Mercado:

Calendário para 2024 - Reuniões da Câmara

  • 21/02
  • 04/04
  • 27/06
  • 15/08
  • 26/09
  • 13/11
Veja mais

Composição da Câmara Consultiva de Mercado

Mandato: julho/2023 a julho/2025

Bruno Oliveira

J.P. MORGAN CCVM S.A.
Presidente da Câmara

Luis Resende

GENIAL INSTITUCIONAL CCTVM S.A. (BRASIL PLURAL CCTVM S.A.)
Vice-Presidente da Câmara

André Eduardo Demarco

BSM SUPERVISÃO DE MERCADOS

Alessandra Konda

MORGAN STANLEY CTVM S.A

Anamaria Pimenta

SANTANDER CCVM S.A.

Breno Casiuch

ÓRAMA DTVM S.A.

Claudio Moura

GRUPO SAFRA

Ede Antonio Gasperin

CORRETORA GERAL VC LTDA

Eduardo Borro

ITAÚ CV S.A.

Janine A. Heineman

NU INVEST CORRETORA DE VALORES S.A.

Jon Andreescu

CM CAPITAL MARKETS CCTVM LTDA

José Flávio Ferreira Ramos

Conselho de Autorregulação – BSM SUPERVISÃO DE MERCADOS

José Ricardo Pinheiro

TERRA INVESTIMENTOS DTVM LTDA.

Julia Duarte

XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A.

Julio Cesar Cuter

CITIBANK S.A.

Luiz Eduardo Costa e Silva

BRADESCO S.A. CTVM

Magda Melo de Souza

MERRILL LYNCH S.A. CTVM

Marcelo dos Santos

BGC LIQUIDEZ DTVM LTDA.

Marcelo Okura

UBS BRASIL CCTVM S.A.

Marcos Brum Amaral

GUIDE INVESTIMENTOS S.A. CV

Mirna de Oliveira Faria

INTER DTVM LTDA.

Peter Klein

IDEAL CTVM

Ricardo Chamma Lutfalla

BTG PACTUAL CTVM S.A.

Willian Moreira Amaral

Daycoval CTVM Ltda.

Veja mais