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Alerta de oferta de produtos e serviços e uso do nome da B3 e da BSM
Informamos que a B3 e a BSM não emitem documentos ou certificados com a finalidade de atestar o registro de corretoras ou distribuidoras de valores mobiliários nos mercados por elas administrados. Se você for contatado por alguém se passando por uma corretora ou distribuidora que se utiliza de documento assinado pela BSM ou B3 para atestar sua autorização de acesso, seja por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens, a oferta é falsa e deve ser desconsiderada.
Isso porque como a BSM e B3 não possuem relacionamento direto com investidores, não solicitam, seja por qual meio for, transferências de valores ou recursos financeiros em seu favor ou de terceiros, cadastro através de aplicativos instalados em dispositivos móveis e telefônicos, tampouco oferta diretamente produtos, serviços ou investimentos ao público. Tais práticas constituem indícios de que o contato é falso e/ou possivelmente uma fraude.
Assim, recomendamos que não sejam encaminhadas quaisquer informações pessoais ou realizadas transferências de valores em favor dessas pessoas e/ou companhias que se identificam como participantes autorizados, sem antes confirmar a procedência e a situação dessa empresa junto a CVM.
Para investir em ativos nos mercados organizados administrados pela B3, seja no mercado de balcão ou mercado de bolsa de valores, é necessário ter conta em uma corretora ou distribuidora de valores mobiliários devidamente autorizada pela CVM e credenciada na B3. Confira aqui a lista de Participantes com direito de acesso aos mercados da B3: Participantes
Caso você seja abordado por empresa ou pessoa cuja atuação possa ser considerada suspeita e que não conste na lista de Participantes autorizados da CVM, procure a BSM, por meio do canal de denúncias, para relatar o fato ocorrido. Disponibilizamos o link do “Guia BSM para fazer uma denúncia” – Cartilha BSM para o investidor (bsmsupervisao.com.br) – e ressaltamos que toda e qualquer atividade suspeita deve ser reportada à BSM.
Em caso de dúvida, entre em contato conosco pelo Serviço de Atendimento ao Público (SAP) da B3, no telefone (11) 4200-0277, pelo Serviço de Atendimento BSM, no telefone (11) 2565-6200, ou pelos endereços eletrônicos Canais de Atendimento e [email protected].