Enccla define dez ações de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro para 2025

Conheça as ações
Logo da BSM escrito \BSM Supervisão de Mercados\ na cor branca em um fundo azul escuro
29/11/2024

Brasília, 28/11/2024 - A XXII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) aprovou dez ações para 2025, focadas em ativos virtuais, crimes ambientais e tecnologias disruptivas. O encontro contou com mais de 60 membros da Enccla, representando os Três Poderes da República, o Ministério Público e a sociedade civil.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a maturidade institucional da Enccla e os esforços para mitigar riscos envolvendo ativos virtuais e apostas on-line, além de medidas para endurecer penas contra crimes ambientais. Ele também mencionou o desenvolvimento da Política Nacional de Recuperação de Ativos, que visa fortalecer as ações contra o crime organizado no Brasil.

As dez ações foram resultado da análise de 52 propostas recebidas por meio da Chamada Pública para a Enccla 2024, incluindo sugestões de pessoas físicas pela primeira vez. Os quatro eixos temáticos para 2025 incluem sistema financeiro e fraudes eletrônicas, inserção do crime organizado em cadeias econômicas produtivas, inteligência artificial e outras tecnologias disruptivas, e continuidade do tema ambiental.

Para mais informações, acesse aqui.