NOTÍCIAS

Treinamento internacional com foco na implementação de princípios da IOSCO

Pela primeira vez, o Brasil sediou a Reunião do Comitê de Autorreguladores da IOSCO e o Seminário de Treinamento

07 de Dezembro de 2010

No período de 30 de novembro a 2 de dezembro, o Brasil sediou, pela primeira vez, a Reunião Semestral e o 3º Treinamento do SROCC (Comitê Consultivo de Autorreguladores da IOSCO), cujo tema foi a  “Implementação dos Princípios da IOSCO para Emissores, Investimento Coletivo e Enforcement”.

O evento, que contou com a presença de mais de 100 participantes de 29 países, foi organizado pela BSM, em conjunto com BM&FBOVESPA, ANBIMA e CETIP, com apoio da JSDA (Associação das instituições de mercado do Japão, que atualmente preside o SROCC), da FINRA (Autoridade Reguladora do Mercado Financeiro nos EUA) e do Comitê de Países Emergentes da IOSCO.

Na ocasião, foram discutidos temas de relevância para a regulação do mercado de valores mobiliários, como governança corporativa, supervisão de mercado, medidas de combate à lavagem de dinheiro, IFRS, fundos de investimento dentre outros.

No dia 02 de dezembro, focado nos princípios sobre enforcement, o Gerente de Acompanhamento de Mercado da BSM, Luiz Eduardo Costa e Silva, apresentou dois estudos de casos brasileiros.

A BSM foi representada ainda pelo Gerente Jurídico, Luiz Felipe Amaral Calabró, pela Coordenadora Jurídica, Fabiana Falcoski Ferreira, pelo Gerente de Auditoria de Participantes, Rodrigo Soares Lopes, pelo Gerente de Análise e Estratégia, Marcelo Cavalcanti Rabello Deschamps D'Alvarenga e pela assessora Fernanda Avancini Zucatelli.