NOTÍCIAS

BSM participa da 38ª Conferência Anual da IOSCO em Luxemburgo

A BSM participou da 38ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) que ocorreu em Luxemburgo entre os dias 15 e 19 de setembro.

23 de Setembro de 2013

A BSM foi representada pela presidente do Conselho de Supervisão, Amarílis Prado Sardenberg e pelo gerente de análise e estratégia, Marcelo Cavalcanti Rabello Deschamps D'Alvarenga.

No evento foram discutidos os avanços na reforma regulatória do sistema financeiro global pós-crise financeira e o que ainda falta ser feito nesse sentido. Temas como securitização de ativos, derivativos de balcão e a atuação das agências classificadoras de risco, que tiveram papel central na crise de 2008 vêm sendo objeto de atenção dos reguladores nacionais e supranacionais e foram tema de debates.

Também foram discutidas propostas para melhor regular os benchmarks financeiros, tema que ganhou destaque após o recente escândalo de manipulação da Libor.

O papel do mercado de capitais no crescimento econômico, especialmente no que diz respeito a prover investimentos de longo prazo, também foi objeto de debates. Este, aliás, será o tema da próxima Conferência Anual, que será realizada em setembro de 2014 no Rio de Janeiro. O evento será organizado pela CVM com o apoio da BSM, ANBIMA e CETIP.

Comitê Consultivo de Membros Afiliados e Grupo de Trabalho Ahead of the Curve

Amarílis e Marcelo participaram, ainda, das discussões do Grupo Consultivo de Membros Afiliados, formado por entidades autorreguladoras de todo o mundo e que trata de questões relacionadas à autorregulação e regulação de mercado de capitais.

Por fim, participaram do Grupo de Trabalho denominado Ahed of the Curve Working Group, que trata de novos temas que representam desafios regulatórios, no qual Amarílis fez apresentação sobre termos de compromisso no âmbito de processos administrativos, mostrando como o instituto dos termos de compromisso vem sendo utilizado no mercado brasileiro, especialmente pela CVM e pela BSM.