NOTÍCIAS

Workshop conjunto BSM-Anbima sobre práticas abusivas

O evento foi acompanhado por quase 200 pessoas

07 de Dezembro de 2018

Na última sexta-feira, 7 de dezembro, a BSM e a Anbima realizaram workshop conjunto para discutir as práticas de layering e de spoofing, tipos de manipulação de preços realizadas por meio de ofertas.

61 pessoas assistiram ao evento presencialmente na sede da B3 e outras 134 acompanharam o evento por streaming, representando, ao todo, mais de 65 instituições entre assets associadas à Anbima e Participantes da B3.

Na abertura do evento, o Diretor de Autorregulação da BSM, Marcos Torres, destacou a importância das atividades de orientação ao mercado e a relevância da parceria entre BSM e Anbima para atingir um público maior e representativo de todos os agentes que atuam no mercado.

Ricardo von Döllinger, presidente do Comitê de Compliance da Anbima, destacou a estrutura e metodologia da BSM para identificar esses tipos de irregularidades, a comunicação existente entre autorregulador e regulador, que propicia que a CVM atue sobre os responsáveis finais pela infração e, lembrou que as práticas de layering e de spoofing são tipificadas como manipulação de mercado, crime tipificado em lei e, como tal, sujeito à atuação do Ministério Público.

Francisco Bastos Santos, superintendente de Relações com Mercado e Intermediários da CVM, realizou o encerramento do evento, reafirmando a importância da autorregulação e destacando a atuação da BSM e da CVM no combate as práticas de layering e de spoofing.

Marcos Torres (BSM) e Ricardo von Döllinger (Anbima) na abertura do workshop

Francisco José Bastos Santos (CVM) no encerramento do evento

Acesse aqui as apresentações realizadas. O vídeo completo do evento pode ser visto aqui.