NOTÍCIAS

Treinamento sobre Prevenção à Lavagem de Dinheiro

O evento foi acompanhado por quase 200 pessoas.

18 de Dezembro de 2018

Ontem, 17 de dezembro, a BSM realizou o “Treinamento sobre Prevenção à Lavagem de Dinheiro: Criação, Otimização e Análise de Alertas e Comunicação ao COAF”. Quase 200 pessoas acompanharam o evento, entre pessoas que estiveram presentes ao treinamento e as que assistiram via streaming.

80 pessoas acompanharam o evento presencialmente. Outros 100 assistiram via streaming.

O evento contou com a presença do presidente do COAF, Antônio Carlos Ferreira de Souza, que destacou a importância da qualidade das comunicações realizadas pelos Participantes do mercado ao COAF e sinalizou que as autoridades terão tolerância cada vez menor com esquemas irregulares.

Marcus Vinicius de Carvalho, responsável pelo Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da CVM, salientou a importância da função de compliance nas instituições como algo maior do que apenas a constituição de área ou áreas específicas destinadas a essa finalidade. Toda a instituição deve estar envolvida nessa função, em especial, a alta administração, a quem cabe dar as diretrizes e o exemplo.

Antônio Carlos Ferreira de Souza (COAF), Marcos Torres (BSM) e Marcus Vinicius de Carvalho (CVM)

Nos painéis seguintes, a equipe da BSM discorreu sobre o monitoramento de operações, compartilhamento de alertas de operações suspeitas pela BSM, análise desses alertas, registro das análises e comunicação ao COAF.

Hanna Miyashita (Auditoria | BSM) e Julio Cuter (Acompanhamento de Mercado | BSM)

Em diversos momentos, destacou-se o fato de operações suspeitas de lavagem de dinheiro no mercado de valores mobiliários muitas vezes estarem, também, relacionadas a outras irregularidades previstas nas normas que regulam esse mercado, como a Instrução CVM nº 8. Nesses casos, além de comunicar a operação ao COAF, espera-se dos Participantes medidas para coibir a recorrência da prática irregular e sua comunicação proativa à CVM e à BSM.

Acesse aqui as apresentações realizadas. Acesse aqui o vídeo da sessão da manhã do workshop e aqui o vídeo da sessão da tarde.