NOTÍCIAS

Workshop sobre os resultados das auditorias de 2022 e planejamento para 2023

01 de Março de 2023

Em 28 de fevereiro, realizamos workshop que contou com a participação de 481 profissionais de 131 instituições, que acompanharam o evento presencialmente na Arena B3 ou ao vivo por meio da TVB3.

No workshop, apresentamos os resultados das auditorias regulares, específicas e de follow ups realizadas em 2022, destacando aspectos que ainda merecem atenção do mercado. Entre os pontos de atenção, cinco processos se destacam pela sua criticidade e/ou pelo grau de maturidade demonstrada pela média do mercado, são eles:

a) Controles Internos;

b) Segurança da Informação;

c) Cadastro de Clientes;

d) Supervisão de Operações e Ofertas; e

e) Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD/FTP).

O Diretor de Autorregulação, André Demarco, esclareceu que a partir do plano de trabalho de 2024, a BSM não mais dispensará os Participantes da realização de Auditoria Regular para esses processos.

Informou, ainda, que estamos revendo o modelo de dispensa de auditorias, vez que o afastamento da autorregulação não tem se mostrado benéfico para parte significativa das instituições que foram dispensadas de auditoria por um ou mais períodos.

Falamos, ainda, sobre o Monitoramento Conjunto Contínuo Indireto por Dados, fruto do Grupo de Trabalho formado pela BSM com Participantes do mercado e que visa possibilitar a avaliação de processos e controles por meio da análise contínua e massiva de dados. Com isso, espera-se a redução do custo de observância com uma atuação mais eficiente no monitoramento dos processos e controles das instituições pela BSM.

Assista aqui o vídeo do evento e acesse aqui a apresentação utilizada.