NOTÍCIAS

BSM publica vídeo orientando mercado sobre as práticas de Layering e Spoofing

16 de Julho de 2019

Você já ouviu falar de manipulação de mercado ou manipulação de preços? Aqui na BSM trabalhamos diariamente para evitar esse tipo de prática, seja por meio de medidas educativas seja por meio de medidas punitivas contra quem realiza ou intermedia esse tipo de irregularidade.

Um tipo particular de manipulação de preços pode ser feito por meio da inclusão de ofertas “fictícias” (que o investidor insere no livro de ofertas, mas na realidade não pretende executar). Essas ofertas visam apenas enviar sinais irreais ao mercado de forma a induzir outros investidores. As manipulações de preço realizadas dessa maneira são conhecidas internacionalmente como spoofing (quando realizada por meio de uma única oferta manipuladora de grande quantidade) ou layering (quando realizada por meio de diversas ofertas manipuladoras de pequenos lotes).

Desde 2011 atuamos para combater esse tipo de irregularidade e hoje temos um modelo de detecção de layering e spoofing reconhecido internacionalmente. Nos vídeos a seguir, voltados para operadores, funcionários das áreas de compliance e investidores profissionais, falamos desse assunto.

Assista ao vídeo sobre Spoofing e Layering

Neste documento, voltado para as áreas de compliance, falamos da rotina de compartilhamento de alertas da BSM com os intermediários, uma das formas de inibir a recorrência de layering e spoofing, pois busca municiar os próprios intermediários com as informações necessárias para identificar investidores ou operadores que estejam realizando essas práticas.