Benchmarks

Benchmarks são indicadores utilizados para comparar um conjunto de dados com uma referência ou padrão observado, a fim de identificar possíveis anomalias ou desvios significativos em relação a esse padrão.

Os benchmarks de mercado podem ser utilizados como parâmetros que podem guiar a identificação de irregularidades. Acreditando no valor do compartilhamento de informações para a manutenção da integridade do mercado, divulgamos mensalmente benchmarks relacionados aos alertas de:

  • Transferência de Recursos
  • Layering e Spoofing

Dúvidas ou solicitação de benchmarks de períodos anteriores podem ser solicitados à BSM pelo canal bsm@bsmsupervisao.com.br ou sua central de atendimento (11) 2565-6200, opção 9.

LAYERING E SPOOFING

Layering é uma forma de condução de preços que ocorre quando um investidor insere ou modifica oferta(s) supostamente fictícia(s) com o objetivo de criar liquidez artificial no livro de ofertas do ativo.

Spoofing é uma forma de condução de preço que, assim como o layering, cria liquidez artificial no livro do ativo, porém usando oferta de tamanho desproporcional às existentes no livro, com o objetivo de influenciar investidores a superar a oferta artificial e gerar negócio do lado oposto do livro.

Consulte as sugestões de construção do alerta em Guia de alertas.


Ícone Visualizar Glossário Layering e Spoofing
Ícone Visualizar Glossary Layering Spoofing

Veja mais

TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

Transferência de recursos é o termo utilizado para identificar operações entre investidores que apresentam características incomuns e potencialmente irregulares. Tais operações geralmente são coordenadas e previamente acordadas entre as partes, em que uma é ganhadora e a outra perdedora.

Consulte as sugestões de construção do alerta em Guia de alertas.


Ícone Visualizar Glossário Transferência de Recursos
Ícone Visualizar Glossary Transfer of Funds

Veja mais

Os benchmarks são divulgados pela BSM em sua missão de compartilhar conhecimento com o mercado e seus supervisionados e podem ser utilizados como parâmetros para detecção de atipicidades.
A BSM não se responsabiliza pela interpretação e aplicação dos números, cabendo ao leitor realizar sua avaliação de adequação e risco.
A forma de cálculo e apresentação dos benchmarks estão sujeitas a alterações, revisões ou correções pela BSM a qualquer momento, sem aviso prévio.
O leitor reconhece e concorda com os termos acima e assume total responsabilidade por suas decisões e ações resultantes de seu uso.