Atualização da Lista Cinza e Lista Negra do GAFI

Saiba mais sobre as listas aqui
Imagem com teclados de computador com o texto \black list\
26/02/2025

Na última sexta-feira 21/02, o GAFI publicou uma atualização de sua lista de países e jurisdições que se encontram sujeitos a um monitoramento mais intenso em razão de suas deficiências nos processos e controles de PLD/FTP, conhecida como “lista cinza”. Essas jurisdições se comprometeram a resolver rapidamente as deficiências identificadas dentro dos prazos acordados, sob monitoramento constante do GAFI e dos corpos regionais equivalentes (FSRBs). 

Recentemente, o GAFI revisou o progresso de países como Bulgária, Burkina Faso, Camarões, Croácia, República Democrática do Congo, Quênia, Mali, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Filipinas, África do Sul, Sudão do Sul, Tanzânia, Venezuela e Vietnã. Eles permanecem na lista, mas o GAFI traz uma atualização sobre o progresso de tais jurisdições. Outros países, como Argélia, Angola, Costa do Marfim, Haiti, Líbano, Mônaco, Síria e Iêmen, optaram por adiar o reporte, permanecendo com declarações anteriores que podem não refletir o status mais recente de seus regimes de PLD/FTP. Além disso, a FATF passou a incluir Lao PDR e Nepal na lista de jurisdições monitoradas.

Também na última sexta-feira (21), o GAFI publicou uma atualização de sua lista de países e jurisdições de alto risco, conhecida como “lista negra”, que possuem deficiências significativas em seus controles e processos de PLD/FTP. Para esses países, o GAFI solicita que todos os membros apliquem due diligence reforçada e, nos casos mais graves, contramedidas para proteger o sistema financeiro internacional dos riscos de LD/FTP. Dentre os países sujeitos à aplicação de contramedidas pelos membros do GAFI e demais jurisdições, temos a Coreia do Norte e o Irã; já o Myanmar é, atualmente, o único país sujeito à aplicação de uma due dilligence reforçada pelos membros do GAFI e demais jurisdições.

Saiba mais sobre a “Lista Negra” aqui.

Para mais informações sobre a “Lista Cinza” aqui.