NOTÍCIAS

Guia de Alertas e Benchmarks para o Mercado

Em linha com o nosso pilar de “conhecimento, formação de profissionais e orientação”, publicamos o Guia de Alertas BSM, divulgado por meio do Comunicado Externo 22/2023. O Guia foi desenvolvido com o objetivo de apoiar os Participantes dos Mercados administrados pela B3 no cumprimento dos seus deveres de controle e monitoramento estabelecidos na regulação e autorregulação vigentes. O documento reúne boas práticas para identificação de indícios de atipicidades e para desenvolvimento de alertas de monitoramento e supervisão de ofertas e operações que capturem esses indícios.

Além do Guia de Alertas, desenvolvemos a página de Benchmarks, onde disponibilizamos um conjunto de arquivos denominado Benchmarks, com indicadores calculados pela BSM e atualizados mensalmente, que podem ser usados como referência para detecção de atipicidades, já que trazem informação de conjunto de dados de referência do mercado. Os benchmarks podem auxiliar no desenvolvimento ou enriquecimento de modelos existentes que identificam possíveis anomalias ou desvios significativos comparando aos padrões dos benchmarks com os dados observados do próprio Participante.

As páginas podem ser encontradas no caminho:
Publicação e Eventos > Publicações > Guia de Alertas e/ou Benchmarks

Para mais informações sobre o Guia de Alertas, Benchmarks e descontinuação de compartilhamento de alertas pela BSM, a partir de 02/01/2024, acesse o Comunicado Externo 22/2023.