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19 May webinarPortal BSM
No dia 19 de maio, realizamos nosso webinar sobre o Portal BSM, a nova plataforma de troca de informações com o Mercado. Foi apresentado o que é o Portal BSM, requisitos de acesso e cadastro, regulamento e responsabilidade das instituições, suporte e material de apoio.
Assista aqui o vídeo do evento e aqui para ver o material utilizado.
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25 Jun webinarClassificação das Auditorias Operacionais e Novo Critério de Dispensa
Na sexta-feira, 25 de junho, 171 profissionais de 60 diferentes instituições participaram de webinar que tratou da classificação dos resultados das auditorias operacionais e do novo critério de dispensa dessas auditorias.
A apresentação foi conduzida por Vivian Hakim Slivskin, Superintendente de Auditoria de TI e por César Henrique de Mendonça, Superintendente de Auditoria de Negócios em exercício. Na ocasião, foi apresentado o novo Superintendente de Auditoria de Negócios da BSM, Yuri Quadros.
Foram apresentados o plano de trabalho de auditoria para os anos de 2020 e 2021 (que foram integrados em virtude da pandemia de Covid 19) e as principais mudanças no critério para dispensa de auditoria operacional a partir de 2022.
Assista aqui o vídeo do evento e aqui para ver o material utilizado.
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16 Mar webinarSelo PQO e Audiência pública Roteiro Básico PQO
No dia 16 de março realizamos, em parceria com a B3 e com o apoio da ANCORD, um Webinar em que 212 profissionais de 56 instituições diferentes puderam conhecer as mudanças propostas no Roteiro Básico do Programa de Qualificação Operacional da B3- PQO.
Na oportunidade, Felipe Paiva, Diretor de Relacionamento com Clientes da B3, Thamila Duarte, Analu Melo e José Calastro, da Auditoria de Negócios da BSM, e José David Martins Jr., Diretor Geral da ANCORD, falaram sobre o Selo PQO, as principais mudanças propostas no Roteiro Básico do Programa, a audiência pública e o cronograma de implantação.
Lançado há 15 anos, o Programa é reconhecido pelo mercado por contribuir para o aprimoramento da governança das instituições e por reforçar a importância dos controles internos.
Acesse aqui informações sobre a Audiência Pública do Roteiro Básico.
Assista aqui o vídeo do evento.
Veja aqui a apresentação utilizada.
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11 Jan webinarAbordagem Baseada em Risco no âmbito da Instrução CVM 617
No dia 11 de janeiro, realizamos nosso primeiro webinar do ano. Participaram 360 profissionais de 96 instituições.
A apresentação foi conduzida por Marcos Torres, Diretor de Autorregulação da BSM, Júlio Cuter, Superintendente de Acompanhamento de Mercado da BSM, Carlos Eduardo Pereira da Silva, Gerente de Análise de Negócios (SMI) da CVM e Marcus Vinicius de Carvalho, do Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da CVM. O evento contou ainda com a mediação de Hanna Miyashita, Superintendente de Auditoria de Negócios.
No evento, nossos convidados falaram sobre os elementos mínimos esperados na Abordagem Baseada em Risco- ABR, assim como sobre a expectativa da CVM com entrada em vigor da norma. Também discutiram temas como (i) monitoramento contínuo e critérios para reclassificação de risco, (ii) Análise de atipicidades e (iii) Coerência entre Política de PLDFT, conclusões das análises e diligências adotadas e (iv) A importância da correta implantação dos dispositivos da norma para avaliação do Brasil.
Assista aqui o vídeo do evento e aqui para acessar o material utilizado
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30 Oct webinarICVM 612 e 617
No último dia 30 de outubro, mais de 500 profissionais de cerca de 100 instituições participaram do Webinar sobre as instruções CVM 612 e 617.
A apresentação foi conduzida por Hanna Miyashita, Superintendente de Auditoria de Negócios da BSM e Vivian Hakim Slivskin, Superintendente de Auditoria de TI da BSM.
Em relação à ICVM 612, os participantes do evento tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas sobre Plano de Continuidade de Negócios, processos e sistemas críticos, segurança de informação, responsabilidades no caso de contratação de plataformas de terceiros e Relatório de Controles Internos.
Já no que diz respeito à ICVM 617, Hanna Miyashita, falou sobre os elementos mínimos esperados na Abordagem Baseada em Risco a ser implementada pelos participantes da B3, procedimentos relacionados à política de Conheça Seu Cliente, inclusive, no que diz respeito à atualização cadastral, à identificação de situação financeira e patrimonial, ao cadastro simplificado de investidores não residentes e à identificação de beneficiário final, além do monitoramento, análise e comunicação de operações suspeitas.
As mais de 50 perguntas, mediadas por Alexandre Segala, foram respondidas, com o apoio Júlio Cuter, Superintendente de Acompanhamento de Mercado da BSM, Carlos Eduardo Pereira da Silva, Gerente de Análise de Negócios (SMI) da CVM e Marcus Vinicius de Carvalho, do Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da CVM.
Assista aqui o vídeo do evento e aqui pra ver o material utilizado.
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11 Aug webinarOperações de Mesmo Comitente em Leilão
Falando sobre a Supervisão dessas operações, no último dia 11 de agosto, 237 profissionais de 59 instituições participaram do nosso Webinar sobre o tema. A apresentação, feita em parceria com a B3, foi conduzida por Marcos Torres, Diretor de Autorregulação da BSM, Júlio Cuter, Superintendente de Acompanhamento de Mercado da BSM e Fábio Perdiz, Superintendente de Acompanhamento a Negociação da B3.
Além de fazer uma contextualização histórica da regulamentação dessas operações, os palestrantes mostraram como se dará a supervisão, falaram da diligência esperada dos intermediários e do papel da CVM nos casos de OMC realizadas diretamente por investidores que operam via DMA (Direct Market Access).
A CVM considerou esse tema como prioridade no seu plano de supervisão baseada em riscos para o biênio de 2019/20. A BSM, ciente da relevância do tema, vem conduzindo atividades de orientação ao mercado e, nos próximos meses, intensificará essa atividade de orientação. No workshop, também apresentamos nosso calendário de supervisão para cobrir esse tema.
Assista aqui o vídeo do evento.
Veja aqui o material.
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06 May workshopCadastro Simplificado de Investidor Não Residente
Realizamos, em 06.05.2019, Workshop sobre Cadastro Simplificado de Investidores Não Residentes. A iniciativa faz parte dos esforços da BSM e da CVM para orientar o mercado após a edição, em 8.11.2018, do Ofício-Circular CVM/SMI/SIN nº 3/2018.
Nesse Ofício, a CVM indica as diligências esperadas dos intermediários brasileiros para obtenção das informações necessárias para o monitoramento dos investidores não residentes em relação à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, especialmente, a identificação do beneficiário final e a situação financeira e patrimonial.
A CVM considerou esse tema como prioridade no seu plano de supervisão baseada em riscos para o biênio de 2019/20. A BSM, ciente da relevância do tema, vem conduzindo atividades de orientação ao mercado e, nos próximos meses, intensificará essa atividade de orientação. No workshop, também apresentamos nosso calendário de supervisão para cobrir esse tema.
Acesse aqui o vídeo do evento e aqui pra ver o material utilizado.
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18 Feb workshopCompartilhamento de alertas de OMC em leilão e ambiente de troca de arquivos entre a BSM e os Participantes
O evento foi acompanhado por 233 pessoas de 55 diferentes instituições.
Na última sexta-feira, 15 de fevereiro, a BSM realizou o “Workshop sobre compartilhamento de alertas de OMC em leilão e ambiente para troca de arquivos entre a BSM e os Participantes”. Quase 250 pessoas de 55 diferentes instituições acompanharam o evento, entre as que estiveram presentes ao treinamento e as que assistiram via streaming.
Julio Cuter, Superintendente de Acompanhamento de Mercados da BSM, destacou a importância dos leilões para a adequada formação de preço dos ativos. Por isso, a especial preocupação em garantir que as ofertas que estejam participando da formação do preço teórico do ativo durante os leilões sejam preservadas.
Ambiente para troca de arquivos entre a BSM e os Participantes
No workshop, a equipe da BSM apresentou o novo ambiente para compartilhamento de arquivos com o mercado. A MFT (Managed File Transfer), vem sendo utilizada no âmbito das auditorias operacionais desde agosto do ano passado e, agora, passará a ser utilizada, também, para as demais atividades que impliquem na troca de documentos e arquivos entre a BSM e os Participantes. A nova ferramenta propiciará maior agilidade na troca de informações e redução de custos para a BSM e para o mercado, além de contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Acesse aqui o vídeo do evento e aqui para ver o material utilizado.